Francisca Rocha e Gabriel Sardo conquistam Taça da FPG – BPI
Francisca Rocha e Gabriel Sardo, do Oporto GC, foram os vencedores da 39.ª Taça da Federação – BPI após baterem nas finais, respetivamente, Francisca Salgado (Vale de Janelas) e Luís António Silva (Oporto). A prova decorreu em quatro dias no Santo Estêvão Golfe, em Benavente.
Antes da final masculina da tarde, jogaram-se as meias-finais na parte da manhã, com Gabriel Sardo a bater Martim Johansen (Vilamoura) por 3&1 e Luís António Silva a derrotar João Crasi Alves (Vilamoura) por 7&5.
Na final Gabriel Sardo esteve em grande nível e levou a melhor sobre o seu companheiro de clube Luís António Silva, por 6&4.
“De manhã foi complicado”, conta o vencedor em relação ao match das meias-finais. “Começei bem e ao fim de cinco buracos ganhava por 4 up, mas o Martim – por mérito dele e erros meus – operou a reviravolta e cheguei a estar a perder 1 down, antes de voltar a liderar.”
E continua com a grande final: “Já de tarde tudo saiu muito fluído, correu tudo bem, meti putts de todo o lado, pelo que foi uma tarefa muito difícil para o meu adversário. Pelas minhas estimativas devo ter feito -5 ou -6 em relação ao Par.”
Gabriel Sardo tem 17 anos, é natural de Aveiro e está novamente a residir em Portugal depois de dois anos em França na Whales Biarritz Academy, onde conjugou o golfe com os estudos.
“Acreditei desde o início que tinha capacidade para vencer a Taça, porque sou bastante forte mentalmente e posso ser um problema para qualquer oponente”, disse.
Gabriel Sardo sucede na lista dos vencedores a Diogo Rocha, que venceu em 2022 e 2024 com o emblema do CG Miramar.
Na prova feminina Francisca Rocha repetiu a presença de 2023 na final e desta vez não deixou escapar a Taça, batendo Francisca Salgado por 4&3.
Há dois anos a atleta internacional do Oporto havia perdido a final para Luciana Reis.
Nas meias-finais de ontem houve uma reedição dessa partida, desta vez com Francisca a bater Luciana num match de grande emoção e que lhe foi favorável no buraco 18, por 1up.
Francisca Salgado, por sua vez, chegou à final após bater Matilde Leal Gouveia (Santo da Serra) nas meias-finais por 2&1.
Matilde causou a grande surpresa da prova ao ganhar a Amélia Gabin (Assoc. Quinta do Lago) nos quartos-de-final, por 2 up.
Inês Belchior, vencedora em 2024 numa final com Amélia Gabin, esteve ausente por se encontrar nos EUA na sua época de estreia na Universidade de Mississipi State.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 7 de Outubro de 2025
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe