Skip to main content
Favoritas puxam dos galões no primeiro dia do Internacional de Portugal de Senhoras

Favoritas puxam dos galões no primeiro dia do Internacional de Portugal de Senhoras

Foi com um forte lote de 90 atletas de 20 países europeus que se iniciou hoje, no Penina Hotel & Golf Resort, em Portimão, o 94.º Campeonato Internacional Amador de Portugal em Senhoras. No final da primeira volta lidera a conceituada alemã Helen Briem, e a campeã em título, a espanhola Rocio Tejedo, está no segundo lugar.

Neste primeiro dia no famoso Sir Henry Cotton Championship Course houve 24 jogadoras que bateram o Par 73. A melhor foi a germânica Helen Briem, n.º 7 no ranking mundial amador feminino, com 67 (-6) pancadas. Assinou 6 birdies e 12 pares no seu cartão de jogo.

A espanhola Rocio Tejedo, n.º 13 mundial e campeã em título (venceu há um ano no Montado Hotel & Golf Resort), partilha o segundo lugar com a islandesa Perla Sol Sigurbrandsdottir, ambas com 68 (-5). Depois, um degrau abaixo, com 69 (-4), estão a neerlandesa Rosane Boere e a sueca Matilda Björkman.

A seleção nacional é composta por Inês Belchior (Golfe Clube de Tavira), Amélia Gabin (Associação Desportiva e Cultural da Quinta do Lago), Francisca Rocha (Oporto Golf Club) e Francisca Salgado (Vale de Janelas Golf Club).

A título particular, competem Luciana Reis (Clube de Golfe dos Arquitectos) e Francisca Ferreira da Costa (Club de Golf de Miramar), que é a mais nova das 90 concorrentes, com 13 anos feitos há menos de dois meses.

Sob organização da Federação Portuguesa de Golfe, e fazendo parte do calendário da EGA (Associação Europeia de Golfe), o Internacional de Portugal joga-se em quatro voltas até sábado, sendo feito um cut após terceira ronda, para as 40 primeiras e empatadas.

No final da jornada inaugural, Luciana Reis partilha o 55.º lugar com a inglesa Nellie Ong, com 76 (+3). Francisca Rocha marcou 77 (+4) encontrando-se nas 57.ªs.

Francisca Salgado e Francisca Ferreira da Costa marcaram 79 (+6), estando nas 71.ªs. Inês Belchior fez 80 (+7), para um lugar entre as 82.ªs. E Amélia Gabin é 90.ª com 85 (+12).

O cut está provisoriamente fixado em 74 (+1).

Em paralelo com a competição individual desenrola-se, nas três primeiras voltas, a Nations Cup, com equipas de três jogadoras. Contando para o resultado coletivo os dois melhores ‘scores’ de cada trio, lidera a Suécia II com 140 (-6), seguida de Espanha com 141 (-5).

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 24 de janeiro de 2024

Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2025 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados