
Estela definiu vencedores do 5º torneio do Drive Tour
Após três dias de competição, ficaram definidos os vencedores do 5º Torneio do Drive Tour – Campeonato Nacional de Jovens. Nos escalões de Sub-12 e Sub-14 a prova foi disputada em duas voltas, enquanto os restantes escalões – Sub-16, Sub-18 e Sub-24 – foram decididos em 54 buracos.
No escalão Sub-12 Femininos, Maria Francisca Santos (Miramar) venceu com três pancadas de vantagem sobre a norte-americana Phebe Pickett (Royal Óbidos), que liderava no final da primeira volta. Em “Medal Net” venceu Laura Santos (Porto Santo).
Nos Rapazes do mesmo escalão Santiago Dias (Miramar) voltou a arrecadar o título, tal como tinha feito na prova anterior, jogada no Santo Estêvão Golfe. Desta vez totalizou 151 pancadas (+7), enquanto o mais direto perseguidor, Gaspard Maes, igualmente de Miramar, marcou 158 (+14) e recebeu o prémio de Net.
Em Sub-14 Femininos, a melhor foi Amélia Gabin (Quinta do Lago), que terminou com menos oito pancadas do que Francisca Salgado (Vale de Janelas). O prémio de “Medal Net” foi para Elisa Garcez (Paredes).
Nos Rapazes deste escalão impôs-se Guilherme Grabner Moreira (Oporto), com menos duas pancadas do que Francisco Reis (Orizonte) e Martim Pinto Johansen (Vilamoura). O troféu de “Medal Net” foi entregue a Hong Bo Ren (Belas).
Em Sub-16 Femininos o título foi decidido entre Rafaela Pinto (Quinta do Perú) e Carolina Gaspar (Belas) num “Play-off” jogado no buraco 18, que foi favorável a Rafaela Pinto. Bia Sampaio Mesquita (Ilha Terceira) venceu em “Net”.
Nos Rapazes Sub-16 Diogo Rocha (Miramar) superiorizou-se por uma pancada a Gabriel Sardo (Oporto), que estava no topo da classificação após os 36 buracos iniciais, graças a uma volta em 72 pancadas (PAR do campo), enquanto Sardo marcou 81 (+9) e ficou com o troféu de vencedor “Net”.
No escalão Sub-18 de Senhoras Ana da Costa Rodrigues, do C.G. Miramar, ganhou com um total de 223 pancadas (+7). O troféu de “Medal Net” foi entregue a Francisca Rocha (Oporto).
Nos Sub-18 Masculinos Miguel Silveira (Miramar) e António Mendes (JuveGolfe) terminaram as três voltas empatados com 225 pancadas (+9), pelo que também nesta competição foi necessário recorrer a um “Sudden Death Play Off”. Teve lugar no buraco 1 e foi ganho por Miguel Silveira, com um “birdie”. A António Mendes coube o troféu de “Medal Net”.
Na competição extra, de Sub-24 (escalão em que não há Campeonato Nacional) a vitória foi para Hugo Camelo Ferreira (Miramar), que totalizou 220 pancadas (+4), com João Miguel Pereira (Aroeira) a ficar na segunda posição com 228 (+12) e Miguel Azevedo Cardoso (Oporto) a marcar 234 (+18) e a receber o troféu de “Medal Net”.
A próxima prova do Drive Tour realiza-se na Quinta do Vale (14 e 15 de Outubro).
O Campeonato Nacional de Jovens tem a Grande Final Nacional nos dias 4 e 5 de Novembro, no Montado.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 26 de agosto de 2023
Fotografia © Berto Granja / Federação Portuguesa de Golfe