Regras

Regra 20.Levantar, Deixar Cair e Colocar a Bola. Jogar de Local Errado

Definições

Todos os termos referentes a definições são representados em Itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção – Definições (ver pág. 35 a 52).

20-1. Levantar e Marcar

Uma bola a ser levantada em conformidade com as Regras pode ser levantada pelo jogador, pelo seu parceiro ou por outra pessoa autorizada pelo jogador. Em qualquer destes casos, o jogador é responsável por qualquer infracção às Regras. A posição da bola tem de ser marcada antes de ser levantada ao abrigo de uma Regra que a obrigue a ser recolocada. Se a bola não for marcada, o jogador incorre na penalidade de uma pancada e a bola tem de ser recolocada. Se não for recolocada, o jogador incorre na penalidade geral por infracção a esta Regra, mas não lhe é aplicada qualquer penalidade adicional por força da Regra 20-1. Se uma bola ou o marcador da bola forem acidentalmente deslocados no acto de levantar a bola em conformidade com uma Regra ou ao marcar a sua posição, a bola ou o marcador têm que ser recolocados. Não há penalidade desde que a deslocação da bola ou do marcador de bola seja directamente atribuível ao acto específico de marcar ou levantar a bola. Caso contrário, o jogador incorre na penalidade de uma pancada à luz desta Regra ou da Regra 18-2a. Excepção: Se um jogador incorre numa penalidade por infracção à Regra 5-3 ou 12-2, não tem penalidade adicional por virtude da Regra 20-1. Nota: A posição de uma bola que vai ser levantada deve ser marcada, colocando um marcador de bola, uma pequena moeda ou um objecto similar, imediatamente atrás da bola. Se o marcador da bola interferir com o jogo, posição ou pancada de outro jogador, deve ser colocado a uma distância de uma ou mais cabeças de taco, para um dos lados.

20-2. Deixar Cair e Tornar a Deixar Cair («Dropping and Re-Dropping»)
  1. Por Quem e Como Para deixar cair uma bola em conformidade com as Regras, a bola tem de ser deixada cair pelo próprio jogador. Ele tem de se colocar de pé, direito, segurar a bola à altura do ombro com o braço estendido e deixá-la cair. Se for qualquer outra pessoa a deixar cair a bola ou o jogador o fizer de forma diferente e qualquer destes erros não for corrigido conforme estabelecido na Regra 20-6, o jogador incorre na penalidade de uma pancada. Se a bola, quando deixada cair, tocar em qualquer pessoa ou no equipamento de qualquer jogador, antes ou depois de tocar numa parte do campo e antes de ficar parada, a bola tem de ser novamente deixada cair, sem penalidade. Em tais circunstâncias, não há limite para o número de vezes que a bola tem de ser deixada cair. (Exercer qualquer acção para influenciar o movimento ou a posição da bola - ver a Regra 1-2.)
  2. Onde Deixar Cair Quando tiver que se deixar cair uma bola tão perto quanto possível de um determinado ponto, ela não pode ser deixada cair mais perto do buraco do que esse ponto, o qual, se não for conhecido com precisão pelo jogador, tem de ser estimado. Uma bola quando deixada cair, tem de, em primeiro lugar, bater numa parte do campo onde a Regra aplicável determina que ela seja deixada cair. Não sendo deixada cair desta maneira, aplicam-se as Regras 20-6 e 20-7.
  3. Quando Tornar a Deixar Cair Uma bola que se deixou cair tem de ser novamente deixada cair sem penalidade se:
    1. rola e fica parada dentro de um obstáculo;
    2. rola e fica parada fora de um obstáculo;
    3. rola e fica parada num «green»;
    4. rola e fica parada fora de limites;
    5. rola e fica parada numa posição onde há interferência pela situação que se quis evitar à luz da Regra 24-2b (obstrução fixa), Regra 25-1 (condições anormais do terreno), Regra 25-3 («green» errado) ou uma Regra Local (Regra 33-8 a) ou rola para dentro da marca de impacto da bola de onde foi levantada ao abrigo da Regra 25-2 (bola cravada no solo);
    6. rola e fica parada a mais de dois tacos de distância do ponto do campo onde ela bateu pela primeira vez; ou
    7. rola e fica parada mais perto do buraco do que:
      1. a sua posição original ou posição estimada (ver Regra 20-2b) a não ser que as Regras o permitam;
      2. o ponto mais próximo de não interferência ou que evita ao máximo a interferência (Regra 24-2, 25-1 ou 25-3) ou
      3. o ponto em que a bola original atravessou, pela última vez, a margem do obstáculo de água ou do obstáculo de água lateral (Regra 26-1).
    Se a bola, depois de voltar a ser deixada cair, rolar para qualquer das situações indicadas acima, tem de ser colocada tão perto quanto possível do ponto do campo onde primeiro bateu, quando foi deixada cair pela segunda vez. Nota 1: Se uma bola deixada cair ou tornada a deixar cair fica parada e depois se deslocar, tem de ser jogada tal como está, a menos que se aplique o disposto em qualquer outra Regra. Nota 2: Se uma bola que deve ser tornada a deixar cair ou colocada em conformidade com esta Regra não for imediatamente recuperada pode ser substituída por outra bola
20-3. Colocar e Recolocar
  1. Por Quem e Onde Uma bola a ser colocada em conformidade com as Regras, tem de ser colocada pelo jogador ou pelo seu parceiro. Se uma bola deve ser recolocada, o jogador, o seu parceiro, ou a pessoa que a levantou ou deslocou tem de a colocar no lugar de onde foi levantada ou deslocada. Se a bola foi colocada ou recolocada por qualquer outra pessoa e o erro não for corrigido como previsto na Regra 20-6, o jogador incorre na penalidade de uma pancada. Em qualquer dos casos o jogador é responsável por qualquer infracção as Regras resultante da acção de colocar ou recolocar a bola. Se uma bola ou o marcador de bola forem acidentalmente deslocados no processo de colocar ou recolocar a bola, a bola ou o marcador de bola têm que ser recolocados no seu lugar. Não há penalidade desde que a deslocação da bola ou do marcador de bola seja directamente atribuível ao acto específico de colocar ou recolocar a bola ou ao de remover o marcador de bola. Caso contrário, o jogador incorre na penalidade de uma pancada à luz da Regra 18-2a ou 20-1. Se a bola for recolocada em local diferente do local de onde foi levantada ou deslocada e o erro não for corrigido como previsto na Regra 20-6, o jogador incorre na penalidade geral, perda do buraco em jogo por buracos e duas pancadas em jogo por pancadas por violação da Regra aplicável.
  2. Alteração do Local onde a Bola deve ser Colocada ou Recolocada Se o local original de uma bola que deve ser colocada ou recolocada for alterado:
    1. excepto num obstáculo, a bola tem de ser colocada no local mais próximo e semelhante ao local original, que não diste mais de um taco desse local, que não fique mais perto do buraco e que não fique num obstáculo;
    2. num obstáculo de água, a bola tem de ser colocada em conformidade com a alínea (i) anterior, mas com a obrigação de a bola ser colocada dentro do obstáculo de água;
    3. num obstáculo de areia, o local original da bola tem de ser reconstituído tanto quanto possível, e a bola aí colocada.
  3. Local Indeterminável Se não for possível determinar o local onde a bola deve ser colocada ou recolocada:
    1. no percurso, a bola tem de ser deixada cair num local tão perto quanto possível do ponto onde estava, mas não num obstáculo nem num «green»
    2. dentro de um obstáculo, a bola deve ser deixada cair dentro do obstáculo num local tão perto quanto possível do ponto onde estava;
    3. no «green», a bola tem de ser colocada num local tão perto quanto possível do ponto onde estava, mas não num obstáculo. Excepção: Quando se recomeça o jogo (Regra 6-8d), se o local onde a bola vai ser colocada for impossível de determinar, tem de ser estimado e a bola colocada nesse local.
  4. A Bola Não se Mantém no Local Se uma bola, quando se coloca, não se mantém parada no local onde é colocada, não há penalidade e a bola tem de ser recolocada. Se, ainda assim, não se mantiver nesse local:
    1. excepto num obstáculo, a bola tem de ser colocada no ponto mais próximo onde possa ficar parada e que não seja mais perto do buraco nem num obstáculo;
    2. num obstáculo, tem de ser colocada dentro do obstáculo, no ponto mais próximo, onde possa ficar parada e que não seja mais perto do buraco.
    Se uma bola que se coloca ficar parada e posteriormente se deslocar, não há penalidade e a bola tem de ser jogada de onde está, a menos que se aplique o disposto em qualquer outra Regra.
PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 20-1, 20-2 ou 20-3:
  • Jogo por buracos - Perda do buraco;
  • Jogo por pancadas - Duas pancadas;
20-4. Quando Fica em Jogo Uma Bola Deixada Cair ou Colocada

Se a bola em jogo de um jogador é levantada, volta a estar em jogo quando é deixada cair ou colocada. Uma bola de substituição passa a ser a bola em jogo quando é deixada cair ou colocada. (Bola substituída incorrectamente - ver a Regra 15-2) (Levantar uma bola incorrectamente substituta, deixada cair ou colocada - ver a Regra 20-6).

20-5. Executar a Pancada Seguinte do Local Onde Foi Executada a Anterior

Quando um jogador pretende ou é obrigado a executar a pancada seguinte do mesmo local de onde executou a pancada anterior, tem de proceder da seguinte maneira:

  1. No ponto de partida: A bola que vai ser jogada tem de o ser dentro do ponto de partida. A bola pode ser jogada de qualquer local dentro do ponto de partida e pode ser colocada num «tee».
  2. No percurso: A bola que vai ser jogada tem de ser deixada cair e quando deixada cair tem de tocar primeiro numa parte do campo no percurso
  3. Num obstáculo: A bola que vai ser jogada tem de ser deixada cair e quando deixada cair tem de tocar primeiro numa parte do campo no obstáculo
  4. No green: A bola que vai ser jogada tem de ser colocada
PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 20-5:
  • Jogo por buracos - Perda do buraco;
  • Jogo por pancadas - Duas pancadas;
20-6. Levantar Uma Bola Incorrectamente Substituta, Deixada Cair ou Colocada

Uma bola incorrectamente substituta, colocada ou deixada cair em local errado ou de qualquer forma em desacordo com as Regras, mas que não tenha sido jogada, pode ser levantada sem penalidade, e o jogador tem de de seguida proceder correctamente.

20-7. Jogar de Local Errado
  1. Geral Um jogador jogou de um local errado se executar uma pancada com a sua bola em jogo:
    1. numa parte do campo onde as Regras não permitem de se execute uma pancada, ou que se deixe cair ou coloque uma bola; ou
    2. onde as Regras requeiram que uma bola que se deixou cair seja novamente deixada cair ou uma bola deslocada seja recolocada.
    Nota: Para o caso de uma bola jogada de fora do ponto de partida, ou de um ponto de partida errado - ver a Regra 11-4
  2. Jogo por Buracos Se um jogador executar uma pancada de um local errado, o jogador perde o buraco.
  3. Jogo por PancadasSe um competidor executar uma pancada de um local errado, incorre na penalidade de duas pancadas estabelecida pela Regra aplicável. O jogador tem de terminar o buraco com a bola jogada de local errado, sem corrigir o erro, desde que não tenha cometido uma infracção grave (ver Nota 1). Se um competidor tomar consciência de que jogou de local errado e julgar que pode ter cometido uma falta grave, tem de, antes de executar uma pancada do próximo ponto de partida, jogar o buraco com uma segunda bola jogada acordo com as Regras. Se o buraco que está a ser jogado for o último buraco da volta, tem de declarar, antes de sair do «green», que jogará o buraco com uma segunda bola jogada em conformidade com as Regras. Se o competidor tiver jogado uma segunda bola tem de relatar o sucedido à Comissão Técnica, antes de entregar o seu cartão; se não o fizer, é desclassificado. A Comissão Técnica decidirá se o competidor cometeu uma infracção grave à Regra aplicável. Se tiver havido infracção grave, contará o resultado feito com a segunda bola e o competidor deve acrescentar duas pancadas de penalidade ao resultado feito com essa bola. Se tiver havido infracção grave e o competidor não a corrigir conforme indicado acima,é desclassificado. Nota 1: Considera-se que um competidor cometeu uma infracção grave à Regra aplicável se a Comissão Técnica considerar que o jogador teve uma vantagem significativa como resultado de jogar de local errado. Nota 2: Se um competidor jogar uma segunda bola de acordo com a Regra 20-7c e for decidido que não é essa bola que conta, as pancadas executadas com essa bola e quaisquer penalidades em que incorrer apenas ao jogar essa bola não são consideradas para o resultado. Se for decidido que é a segunda bola que conta, a pancada executada de local errado e todas as pancadas subsequentes com a bola original incluindo quaisquer penalidades em que incorrer apenas ao jogar essa bola não são consideradas para o resultado. Nota 3: Se o jogador incorrer em penalidade por dar uma pancada de um local errado, não haverá penalidade adicional por ter substituído a bola quando não permitido.

Livro de Regras