SISTEMA DE HANDICAPS EGA

O que é um handicap

No golfe, o termo “handicap” representa a habilidade de jogo de um praticante amador, através de um valor numérico. Esse valor é tanto mais baixo quanto melhor for a habilidade de jogo do praticante.

O Sistema de Handicap EGA

A utilização de um “Sistema de Handicaps” tem como objectivo principal possibilitar aos praticantes com diferentes níveis de capacidade de jogo competir entre si em condições de igualdade.

A Federação Portuguesa de Golfe adoptou o “Sistema de Handicaps EGA” da Associação Europeia de Golfe como base para a gestão dos handicaps em Portugal. Cabe à Comissão de Handicaps e Course Rating da Federação Portuguesa de Golfe a administração do sistema a nível nacional. A possibilidade de obter um handicap oficial está aberta a todos os jogadores filiados, sócios de um Clube de Golfe filiado, aos quais é delegada a autoridade de gerir o handicap dos seus praticantes.

Dada a subjectividade inerente à avaliação da habilidade de jogo procura-se através da uniformidade na implementação, pelas várias partes envolvidas, praticantes, Clubes e Federação, obter equidade no jogo competitivo e handicaps verdadeiramente justos e comparáveis entre si.

Pressupostos do Sistema de Handicap EGA

O Sistema de Handicaps EGA pressupõe que cada jogador:

  • É honesto, conhece e respeita as Regras e joga com Fair Play;
  • Faz sempre o melhor resultado possível em cada buraco de cada volta;
  • Apresenta o maior número de resultados válidos para a gestão de handicaps, que são utilizados para actualizar o handicap.

Handicap Exacto EGA e Handicap de Jogo

Para além da aferição da habilidade do praticante, o Sistema de Handicaps EGA baseia-se também na avaliação da dificuldade do campo, fazendo o encontro entre estas duas realidades.
Daí decorre a existência de:

Handicap Exacto EGA
Um número com uma casa decimal indicador do potencial do praticante e correspondente à habilidade num campo de dificuldade média considerado standard no modelo estabelecido pela USGA.
Handicap de Jogo EGA
É o número específico de pancadas de handicap atribuído ao jogador em cada conjunto específico de “tees” de saída em determinado campo.

Ou seja: o Sistema de Handicaps EGA tem como um dos seus objectivos e vantagens a “portabilidade”, no sentido em que o “Handicap Exacto EGA” é transportado para cada campo e ali convertido, consoante a respectiva classificação.

A informação do “Handicap de Jogo” é disponibilizada nas Tabelas de Handicap, afixadas nos campos de golfe.

Nota: O handicap de jogo pode ainda ser ajustado pontualmente de acordo com o Regulamento da Competição definido pelo organizador.

Documentos

1_EGA_Sistema de Handicap_PT Modificado em: 2012-07-03
2_EGA_Handicap System_ENG Modificado em: 2012-07-03
3_Revisão Anual de Handicaps 2013 Modificado em: 2013-12-13
4_Annual Handicap Review 2013 Modificado em: 2013-12-13
5_Directrizes sobre CONGU Modificado em: 2013-01-10
6_CONGU Guidance Modificado em: 2013-01-10
7_Apêndice B - CBA 2013 2016 Modificado em: 2013-05-14
8_Appendix B - CBA 2013 2016 Modificado em: 2013-12-13