Regras

Regra 6. O Jogador

Definições

Todos os termos referentes a definições são representados em Itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção - Definições

6-1. Regras

O jogador e o seu «caddie» são responsáveis por conhecer as Regras. Durante a volta convencional, por qualquer infracção às Regras por parte do seu «caddie», o jogador incorre na penalidade aplicável.

6-2. Abono (handicap)
  1. Jogo por Buracos Antes de começar uma partida numa competição com abono, os jogadores devem indicar, uns aos outros, qual o respectivo abono. Se um jogador começar a partida tendo declarado um abono mais elevado do que aquele que lhe corresponde e isso afectar o número de pancadas dadas ou recebidas, é desclassificado; caso contrário o jogador tem de jogar com o abono declarado.
  2. Jogo por Pancadas Em qualquer volta de uma competição com abono, o competidor tem de verificar se o seu abono está registado no cartão de resultados, antes de o entregar à Comissão Técnica. Se nenhum abono estiver registado no cartão de resultados antes de o devolver (Regra 6-6b), ou se o abono registado for superior àquele que lhe corresponde e isso afectar o número de pancadas recebidas, ele é desclassificado da competição com abono; caso contrário, o resultado será válido. Nota: É da responsabilidade do jogador saber em que buracos tem de dar ou receber as pancadas de abono.
6-3. Hora de Saída e Grupos
  1. Hora de SaídaO jogador tem de sair à hora estabelecida pela Comissão Técnica.
  2. GruposEm competições por pancadas, o competidor tem de manter-se, durante toda a volta, no grupo que lhe foi determinado, a não ser que a Comissão Técnica autorize ou ratifique uma alteração. PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 6-3: Desclassificação (Em jogos à melhor bola e a quatro bolas - Ver as Regras 30-3a e 31-2) Nota: A Comissão Técnica pode estabelecer no regulamento de uma competição (Regra 33-1) que, na ausência de razões que justifiquem abolir a penalidade de desclassificação prevista na Regra 33-7, se o jogador chegar ao ponto de partida, pronto para jogar, dentro de cinco minutos depois da sua hora de partida, a penalidade por não sair à hora prevista seja a perda do primeiro buraco, no caso de competições por buracos, ou duas pancadas no primeiro buraco, no caso de competições por pancadas, em vez de desclassificação.
6-4. «Caddie»

O jogador pode ser assistido por um «caddie», mas está limitado a um único «caddie» em cada momento.

PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 6-4
  • Jogos por buracos - Ao concluir-se o buraco, durante o qual se descobre a infracção, a situação da partida é ajustada, subtraindo um buraco por cada buraco em que ocorreu a infracção. Dedução máxima por volta: dois buracos.
  • Jogos por pancadas - Duas pancadas por cada buraco em que se verificou a infracção; penalidade máxima por volta: quatro pancadas.
  • Tanto em jogo por buracos como por pancadas, se a infracção ocorrer entre dois buracos, a penalidade aplica-se ao buraco seguinte. Um jogador que tenha mais do que um «caddie», em infracção a esta Regra, tem de, imediatamente após descobrir que está em infracção, assegurar-se que não terá mais do que um «caddie» durante o restante da volta convencional. De outra forma, é desclassificado.

  • Competições contra «"Bogey"» ou «Par» - ver a Nota 1 da Regra 32-1a.
  • Competições «Stableford» - ver a Nota 1 da Regra 32-1b.
Nota: A Comissão Técnica pode, no Regulamento da Competição (Regra 33-1), proibir a utilização de «caddies», ou restringir o jogador na sua escolha de «caddie».

 

6-5. Bola

Cabe ao jogador a responsabilidade de jogar a sua própria bola. Cada jogador deve pôr uma marca na sua bola para identificação.

6-6. Resultados em Partidas por Pancadas
  1. Registo de Resultados No fim de cada buraco, o marcador deve conferir o resultado com o competidor e registá-lo. No fim da volta, o marcador tem de assinar o cartão de resultados e entregá-lo ao competidor. No caso de mais de um marcador ter registado os resultados, cada um tem de assinar a parte por que foi responsável.
  2. Assinatura e Entrega do Cartão de Resultados Depois de terminada a volta, o competidor deve conferir o seu resultado em cada buraco, e esclarecer quaisquer pontos em dúvida com a Comissão Técnica. Tem de assegurar-se que o marcador ou marcadores assinaram o cartão de resultados, assiná-lo ele próprio e entregá-lo à Comissão Técnica o mais depressa possível. PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 6-6b: Desclassificação
  3. Alteração do Cartão de Resultados Não é permitido fazer qualquer alteração no cartão de resultados depois de o competidor o entregar à Comissão Técnica.
  4. Resultado Errado Num Buraco O competidor é responsável pela exactidão do resultado registado em cada buraco no seu cartão de resultados. Se um competidor apresentar, em qualquer buraco, um resultado inferior ao efectivamente feito, é desclassificado. No caso de apresentar, em qualquer buraco, um resultado superior ao efectivamente feito, esse resultado será válido. Nota 1: A Comissão Técnica é responsável pela soma dos resultados e aplicação do abono registado no cartão de resultados - ver a Regra 33-5. Nota 2: Em partidas a quatro bolas por pancadas, ver também a Regra 31-3 e 31-7a.
6-7. Demora Injustificada. Jogo Lento.

O jogador tem de jogar sem demora injustificada e de acordo com a orientação que a Comissão Técnica pode estabelecer. Entre o fim de um buraco e o começo do jogo no ponto de partida seguinte, o jogador não pode atrasar o jogo sem justificação.

PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 6-7:
  • Jogo por buracos - Perda do buraco;
  • Jogo por pancadas - Duas pancadas;
  • Competições contra "Bogey" ou Par - Ver Nota 3 à Regra 32-1a.
  • Competições Stableford - Ver Nota 3 à Regra 32-1b.
  • Por infracção subsequente - Desclassificação

Nota 1: Se o jogador atrasa indevidamente o jogo entre o jogo de dois buracos, está a atrasar o jogo do buraco seguinte, e, excepto nas competições contra "Bogey", contra Par ou Stableford (ver Regra 32), a penalidade aplica-se nesse buraco. Nota 2: A fim de evitar jogo lento, a Comissão Técnica pode estabelecer, no regulamento da competição (Regra 33-1), orientação sobre a cadência de jogo, incluindo o tempo máximo para fazer uma volta convencional, um buraco, ou uma pancada. Somente em jogo por pancadas, a Comissão Técnica pode, no regulamento, alterar a penalidade por infracção a esta Regra da forma seguinte:

  • Primeira infracção - Uma pancada
  • Segunda infracção - Duas pancadas
  • Por infracção subsequente - Desclassificação

 

6-8. Interrupção do Jogo; Recomeço do jogo
  1. Quando é Permitida O jogador não pode interromper o jogo, a não ser que:
    1. a Comissão Técnica tenha suspendido o jogo;
    2. julgue estar sob perigo de relâmpagos;
    3. aguarde uma decisão da Comissão Técnica sobre um ponto em dúvida ou controverso (ver Regras 2-5 e 34-3), ou
    4. haja qualquer outra razão forte, como doença súbita.
    Mau tempo não é, só por si, razão suficiente para interromper o jogo. Se o jogador interromper o jogo sem autorização expressa da Comissão Técnica, tem de apresentar-se a essa Comissão, logo que possível, expondo as suas razões. Se assim proceder e a Comissão Técnica aceitar a sua explicação, não há penalidade. Caso contrário, o jogador é desclassificado. Excepção em partidas por buracos: Os jogadores que interrompam uma partida por buracos por acordo mútuo não estão sujeitos a desclassificação, a não ser que ao fazê-lo, a competição seja atrasada. Nota: Sair do campo não constitui, só por si, interrupção do jogo.
  2. Procedimento quando a Comissão Técnica Suspende o Jogo Quando o jogo é suspenso pela Comissão Técnica, se os jogadores numa partida ou grupo se encontram entre o jogo de dois buracos, não podem recomeçar o jogo antes de a Comissão Técnica dar ordem para tal. Se já começaram o jogo de um buraco, podem interromper o jogo imediatamente, ou continuar a jogar o buraco, desde que o façam sem demora. Se os jogadores escolheram continuar o jogo do buraco, podem decidir interromper antes de o terminarem. Em qualquer caso, o jogo tem de ser interrompido após terem terminado o buraco. Os jogadores têm que recomeçar o jogo quando a Comissão Técnica der ordem para tal. PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 6-8b. Desclassificação Nota: A Comissão Técnica pode estabelecer no regulamento de uma competição (Regra 33-1) que, em situações potencialmente perigosas, o jogo tem de parar imediatamente logo que a Comissão Técnica determine a sua suspensão. Se um jogador não interromper o jogo imediatamente, é desclassificado a não ser que as circunstâncias justifiquem a abolição de penalidade, conforme prescrito na Regra 33-7.
  3. Levantar a Bola Quando o Jogo é Interrompido Quando, no decurso do jogo de um buraco um jogador interrompe o jogo ao abrigo da Regra 6-8a, só pode levantar a sua bola se a Comissão Técnica suspender o jogo ou houver uma boa razão para a levantar. Antes de levantar a bola, o jogador tem de marcar a sua posição. Se o jogador interromper o jogo e levantar a bola sem autorização expressa da Comissão Técnica, tem de, no momento em que relatar os factos à Comissão (Regra 6-8a), informar que levantou a bola. Se o jogador levantou a bola sem uma boa razão para o fazer, se não marcou a posição da bola antes de a levantar ou não relatou à Comissão Técnica o facto de ter levantado a bola, incorre na penalidade de uma pancada.
  4. Procedimento Quando o Jogo Recomeça O Jogo tem de recomeçar do local onde foi interrompido, mesmo que o recomeço ocorra num dia subsequente. O jogador, antes ou quando recomeça o jogo, tem de proceder do seguinte modo:
    1. se o jogador levantou a bola, tem de, desde que a tenha levantado de acordo com a Regra 6-8c, colocar a bola original ou uma bola de substituição no ponto de onde a bola original foi levantada. Caso contrário, a bola original deve ser recolocada no ponto de onde foi levantada;
    2. se o jogador, com direito a levantar a bola conforme a Regra 6-8c, não o fez, pode levantá-la, limpá-la e recolocar a bola ou uma bola de substituição, no ponto de onde foi levantada a bola original. Antes de levantar a bola, tem de marcar a sua posição; ou
    3. se a bola ou a marca do jogador foi movida (ainda que pelo vento ou por água) enquanto o jogo esteve interrompido, tem de colocar uma bola ou marca no ponto de onde a bola ou marca foi movida.
    Nota: Se não for possível determinar o local onde a bola deve ser colocada, este deve ser estimado e a bola colocada nesse ponto. A Regra 20-3c não se aplica.
    *PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 6-8d:
    • Jogo por buracos - Perda do buraco;
    • Jogo por pancadas - Duas pancadas;
    *se um jogador incorrer na penalidade geral por violação da Regra 6-8d, não há nenhuma penalidade adicional ao abrigo da Regra 6-8c.

Livro de Regras