Regras

Regra 4.Tacos

Um jogador que tenha dúvida sobre se um taco satisfaz ou não as exigências das Regras deverá consultar o R&A. Um fabricante pode mandar para o R&A um exemplar de um taco que está para ser fabricado, para um parecer sobre a sua conformidade com as Regras. Esse exemplar ficará propriedade do R&A para efeitos de referência. Se um fabricante não enviar um exemplar de um taco ou não aguardar por uma decisão antes de o fabricar e/ou comercializar, assume o risco de uma decisão da sua não conformidade com as Regras.

Definições

Todos os termos referentes a definições são representados em Itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção – Definições

4-1. Formato e Fabrico dos Tacos
  1. Geral
  2. Os tacos de um jogador têm que satisfazer o estabelecido nesta Regra e as especificações e interpretações descritas no Apêndice II. Nota: A Comissão Técnica, no Regulamento da Competição (Regra 33-1), pode exigir que qualquer "driver" transportado pelo jogador tenha que ter a respectiva cabeça identificada pelo modelo e "loft" com que é referida na Lista em vigor dos "Drivers" em Conformidade publicada pelo R&A.
  3. Desgaste e Modificações
  4. Se um taco, em novo, está conforme com as Regras, considera-se que continua a estar conforme mesmo que apresente um desgaste resultante da sua utilização normal. Se uma qualquer parte de um taco for propositadamente modificada o taco é considerado como novo, e deve satisfazer as Regras depois de modificado.

     

4-2. Características de Jogo Alteradas e Materiais Estranhos
  1. Características de Jogo Alteradas Durante a volta convencional, as características de jogo de um taco não podem ser mudadas propositadamente por afinação ou qualquer outro processo.
  2. Materiais Estranhos Não é permitido aplicar à face do taco qualquer material estranho com vista a influenciar o movimento da bola. PENALIDADE POR TRANSPORTAR MAS NÃO USAR QUALQUER TACO OU TACOS EM VIOLAÇÃO DAS REGRAS 4-1 ou 4-2:
    • Jogos por buracos - Ao concluir-se o buraco, durante o qual se descobre a infracção, a situação da partida é ajustada, subtraindo um buraco por cada buraco em que ocorreu a infracção. Dedução máxima por volta: dois buracos.
    • Jogos por pancadas - Duas pancadas por cada buraco em que se verificou a infracção; penalidade máxima por volta: quatro pancadas.
    • Por buracos ou por pancadas - Se a violação for descoberta entre dois buracos, a penalidade aplica-se ao buraco seguinte
    • Competições contra «"Bogey"» ou «Par» - Ver Nota 1 da Regra 32-1a.
    • Competições «Stableford» - ver a Nota 1 da Regra 32-1b.*Qualquer taco ou tacos transportados em violação das Regras 4-1 ou 4-2 têm que ser declarados fora de jogo pelo jogador ao seu oponente, em jogo por buracos ou a seu marcador ou concorrente em jogo por pancadas, logo que se verifique a infracção. Se isso não for feito, o jogador é desclassificado
    PENALIDADE POR DAR UMA PANCADA COM TACO QUE VIOLE AS REGRAS 4-1 ou 4-2: Desclassificação
4-3. Tacos Estragados; Reparação e Substituição
  1. Estragos ocorridos no decurso da forma normal de jogo
    1. utilizar o taco tal como está, no restante da volta convencional; ou
    2. reparar o taco, desde que não provoque demora injustificada do jogo; ou
    3. como opção adicional, apenas se o taco estiver impróprio para jogar, substituir o taco estragado por qualquer outro. A substituição de um taco não pode provocar demora injustificada de jogo nem pode ser feita por empréstimo de qualquer taco escolhido para jogar, por parte de qualquer pessoa que jogue no campo.
  2. Se, durante a volta convencional, um taco de um jogador se danificar no decurso da forma normal de jogo, o jogador pode: PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 4-3a. Ver Penalidade por Infracção à Regra 4-4a ou b, ou c. Nota: Um taco está impróprio para jogar quando está substancialmente danificado, por exemplo, com a vareta torcida, significativamente torta ou partida em peças; a cabeça do taco solta, ou significativamente deformada; ou a pega solta. Um taco não está impróprio para jogar apenas porque, o seu «lie» ou «loft» está alterado ou a cabeça está riscada.
  3. Estragos ocorridos de outra forma
  4. Se, durante a volta convencional, um taco de um jogador sofrer danos por razões que não tenham a ver com a forma normal de jogo, tornando-o não conforme ou alterando as suas características de jogo, esse taco não pode ser utilizado novamente ou substituído durante essa volta.
  5. Estragos Ocorridos Antes da Volta
  6. Um jogador pode usar um taco que se tenha danificado antes da volta, desde que o taco, no estado em que está, continue conforme com as Regras. Os danos ocorridos num taco antes da volta podem ser reparados durante a volta, desde que as suas características de jogo não sejam alteradas e a reparação não provoque demora injustificada do jogo. PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 4-3b ou c: Desclassificação (demora injustificada – ver Regra 6-7)
4-4. Máximo de Catorze Tacos
  1. Escolha e Substituição de Tacos O jogador não pode começar uma volta convencional com mais de catorze tacos. Nessa volta, ele só pode utilizar os tacos que escolheu, excepto se começou a volta com menos de catorze tacos, podendo nesse caso juntar os que quiser, mas de modo a que o total não exceda catorze. A adição de um ou mais tacos não pode provocar demora injustificada do jogo (Regra 6-7) e o jogador não pode obter nem pedir emprestado nenhum taco escolhido para jogar, por parte de qualquer outra pessoa que esteja a jogar no campo.
  2. Parceiros Podem Compartilhar Tacos Os parceiros podem compartilhar os tacos desde que o número de tacos por eles transportados não exceda catorze. PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 4-4a ou b, QUALQUER QUE SEJA O NÚMERO DE TACOS TRANSPORTADOS EM EXCESSO:
    • Jogos por buracos - Ao concluir-se o buraco, durante o qual se descobre a infracção, a situação da partida é ajustada, subtraindo um buraco por cada buraco em que ocorreu a infracção. Dedução máxima por volta: dois buracos.
    • Jogos por pancadas - Duas pancadas por cada buraco em que se verificou a infracção; penalidade máxima por volta: quatro pancadas.
    • Competições contra «"Bogey"» ou «Par» - ver a Nota 1 da Regra 32-1a.
    • Competições «Stableford» - ver a Nota 1 da Regra 32-1b.
  3. Tacos em Excesso Declarados Fora de Jogo Qualquer taco transportado ou utilizado em infracção às Regras 4-3 a(iii) e Regra 4-4, tem de ser declarado fora de jogo pelo jogador, ao seu adversário em jogo por buracos ou ao seu marcador ou a um concorrente em jogo por pancadas, logo após ter sido detectado que houve uma infracção. O jogador não pode voltar a utilizar, esse ou esses tacos, no restante da volta convencional. PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 4-4c: Desclassificação

Livro de Regras