Regras

Regra 12. Procurar e Identificar a Bola

Definições

Todos os termos referentes a definições são representados em Itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção - Definições (ver pág. 35 a 52)

12-1. Procurar a Bola. Ver a Bola

Ao procurar a sua bola em qualquer ponto do campo, o jogador pode tocar ou desviar erva alta, juncos, arbustos, tojo, urze ou algo semelhante, mas só o suficiente para a encontrar e identificar e desde que isso não melhore a posição da bola, a área onde vai tomar posição, a trajectória prevista para o taco ou a sua linha de jogo.

Um jogador não tem necessariamente que ver a sua bola para executar uma pancada.

Se, num obstáculo, for admissível que a bola possa estar coberta por impedimentos soltos ou areia, o jogador pode remover, tacteando ou limpando com um taco ou por qualquer processo, a quantidade necessária de impedimentos soltos ou de areia que lhe permita ver uma parte da bola. No caso de se retirarem impedimentos soltos ou areia em demasia, não há lugar a penalidade e a bola tem de ser coberta de novo de forma a ficar à vista unicamente uma pequena parte da mesma. Se a bola se deslocar ao retirar os impedimentos soltos ou areia, não há lugar a penalidade; a bola tem de ser recolocada e, se necessário, coberta de novo. Quando à remoção de impedimentos soltos fora de um obstáculo, ver a Regra 23-1.

Se uma bola que está dentro ou sobre uma obstrução ou em zona de condições anormais do terreno é acidentalmente deslocada durante a procura, não há lugar a penalidade; a bola tem de ser recolocada, a não ser que o jogador prefira proceder de acordo com a Regra 24-1b, 24-2b, ou 25-1b se forem aplicáveis. Se o jogador recolocar a bola, pode continuar a poder proceder em conformidade com a Regra 24-1b., 24-2b. ou 25-1b, se forem aplicáveis.

No caso de se supor que uma bola está dentro de água num obstáculo de água, o jogador pode tentar encontrá-la com um taco ou qualquer outra coisa. Se, ao fazê-lo, a bola for deslocada, não há lugar a penalidade; a bola tem de ser recolocada, a não ser que o jogador prefira proceder de acordo com a Regra 26-1. Não há penalidade por deslocar a bola, desde que essa deslocação seja directamente atribuível ao acto específico de a procurar. De outra forma o jogador incorre na penalidade prevista na Regra 18-2a.

PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 12-1:
  • Jogo por buracos - Perda do buraco;
  • Jogo por pancadas - Duas pancadas;
12-2. Identificar a Bola

A responsabilidade de jogar a bola correcta pertence ao jogador. Cada jogador deve pôr uma identificação na sua bola. Se um jogador tem razões para acreditar que a bola que está parada é a sua e se for necessário levantá-la para a identificar, pode, para esse efeito, levantar a bola sem penalidade. Antes de levantar a bola, o jogador tem de informar o seu adversário, no caso de jogo por buracos, ou o seu marcador ou concorrente no caso de jogo por pancadas, dessa sua intenção, e marcar a posição da bola. Pode depois levantar a bola e identificá-la desde que dê oportunidade ao seu adversário, marcador ou concorrente de observar o levantar e recolocar da bola. A bola não pode ser limpa mais do que a extensão necessária para a sua identificação quando levantada pela Regra 12-2. Se a bola for a do jogador e ele não cumpriu este procedimento, no todo ou em parte, ou se levantar a sua bola para identificação quando tal não for necessário incorre na penalidade de uma pancada. Se a bola levantada for a bola do jogador, ele tem de a recolocar. Se não a recolocar, incorre na penalidade geral por infracção à Regra 12-2, mas não lhe é aplicada qualquer penalidade adicional ao abrigo desta Regra. Nota: Se o local onde a bola original devia ser colocada ou recolocada tiver sido alterado, ver Regra 20-3b.

*PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 12-2:
  • Jogo por buracos - Perda do buraco;
  • Jogo por pancadas - Duas pancadas;
*Se um jogador incorrer na penalidade geral por infracção à Regra 12-2, não tem nenhuma penalidade adicional por infracção a esta Regra.

Livro de Regras