Regras

Regra 11.Ponto de Partida

Definições

Todos os termos referentes a definições são representados em Itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção - Definições

11-1. Colocar a Bola no Ponto de Partida

Quando um jogador põe uma bola em jogo no Ponto de Partida, tem de jogar dentro do ponto de partida, da sua superfície ou de um «tee» que seja conforme espetado ou pousado no chão Para efeitos esta Regra, a superfície inclui uma irregularidade do chão (criada ou não pelo jogador) e areia ou qualquer outra substância natural (colocada ou não pelo jogador). Se um jogador dá uma pancada numa bola utilizando um «tee» não conforme ou qualquer outro modo não permitido por esta Regra, é desclassificado.

Um jogador pode colocar-se fora do ponto de partida para jogar uma bola que esteja dentro dele.

11-2. Marcas do Ponto de Partida

As marcas do ponto de partida são consideradas como fixas antes de, no buraco que está a ser jogado, o jogador executar dali a sua primeira pancada com qualquer bola. Assim, se um jogador deslocar ou permitir que seja deslocada uma marca do ponto de partida, com a finalidade de evitar interferência com a sua posição, trajectória prevista para o taco ou a sua linha de jogo, incorre na penalidade por infracção à Regra 13-2.

11-3. Bola que Cai do «Tee»

Se uma bola, quando não está em jogo, cai do «tee», ou se o jogador a faz cair ao preparar a pancada, pode ser novamente colocada sobre o «tee» sem penalidade. No entanto, se for executada uma pancada nestas circunstâncias, quer a bola esteja em movimento ou não, a pancada conta mas o jogador não incorre em qualquer penalidade.

11-4. Jogar de Fora do Ponto de Partida
  1. Jogo por Buracos Se um jogador, ao começar um buraco, joga uma bola de fora do ponto de partida, não há penalidade, mas o adversário pode exigir imediatamente ao jogador que anule a pancada dada e que jogue outra bola de dentro do ponto de partida.
  2. Jogo por pancadas Se um competidor, ao começar um buraco, joga uma bola de fora do ponto de partida, incorre na penalidade de duas pancadas e tem de jogar depois uma bola de dentro do ponto de partida. Se o competidor der uma pancada no próximo ponto de partida sem primeiramente corrigir o seu erro ou, no caso do último buraco da volta, sair do «green» sem primeiramente anunciar a sua intenção de corrigir o erro, é desclassificado. A pancada dada fora do ponto de partida e qualquer pancada subsequente, jogada por um competidor no buraco antes de corrigir o seu erro, não contam para o seu resultado.
11-5 Jogar de Ponto de Partida Errado

Aplica-se o estabelecido na Regra 11-4.

Livro de Regras