Regras

Regra 10.Ordem de Jogo

Definições

Todos os termos referentes a definições são representados em Itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção - Definições

10-1. Jogo Por Buracos
  1. No Começo de um Buraco O lado que tem a honra de sair no primeiro ponto de partida é determinado pelo «draw». Na ausência de «draw», a honra de sair é tirada à sorte. O lado que ganhar um buraco tem a honra de sair no ponto de partida seguinte. Se um buraco for empatado, o lado que teve a honra de sair no buraco anterior mantê-la-á.
  2. Durante o Jogo de um Buraco Depois de ambos os jogadores terem iniciado o jogo do buraco, a bola que está mais longe do buraco é jogada em primeiro lugar. Se as bolas estiverem à mesma distância do buraco, ou as suas posições relativamente ao buraco não forem determináveis, a bola a ser jogada em primeiro lugar é tirada à sorte. Excepção: Regra 30-3c (partidas à melhor bola e a quatro bolas por buracos) Nota: Quando for conhecido que a bola original não vai ser jogada tal como está, e o jogador tem de jogar uma bola tão próximo quanto possível do ponto de onde foi jogada pela última vez a bola original (ver Regra 20-5), a ordem de jogo é determinada pelo ponto de onde a pancada anterior foi executada. Quando uma bola pode ser jogada de um local que não seja o ponto de onde foi executada a última pancada, a ordem de jogo é determinada pela posição onde a bola vier a ficar.
  3. Jogar Fora de Vez Se um jogador jogar quando era a vez do seu adversário jogar, não há penalidade, mas o adversário pode imediatamente exigir que o jogador anule a pancada e, na vez que lhe compete, jogue uma bola de tão perto quanto possível do ponto de onde jogou a bola original pela última vez (ver Regra 20-5).
10-2. Jogo Por Pancadas
  1. No Começo de um Buraco
  2. O competidor a ter a honra de sair no primeiro ponto de partida é determinado pelo «draw». Na ausência de «draw» a honra de sair é tirada à sorte. O competidor com o resultado mais baixo num buraco tem a honra de sair no ponto de partida seguinte. O competidor com o segundo resultado mais baixo joga em segundo lugar e assim sucessivamente. Se dois ou mais competidores fizerem o mesmo resultado num buraco, jogam no próximo ponto de partida pela mesma ordem que no anterior.
  3. Durante o Jogo de um Buraco Depois de os competidores terem começado o buraco, a bola que está mais longe do buraco é jogada em primeiro lugar. Se duas ou mais bolas estiverem à mesma distância do buraco, ou se as suas posições relativamente ao buraco não forem determináveis, a bola a ser jogada em primeiro lugar é tirada à sorte. Excepções: Regra 22 (bola que assiste ou interfere com uma jogada) e 31-5 (partidas a quatro bolas por pancadas). Nota: Quando for conhecido que a bola original não vai ser jogada tal como está, e que o competidor tem de jogar uma bola tão próximo quanto possível do ponto de onde foi jogada pela última vez a bola original (ver Regra 20-5), a ordem de jogo é determinada pelo ponto de onde a pancada anterior foi executada. Quando uma bola pode ser jogada de um local que não seja o ponto de onde foi executada a última pancada, a ordem de jogo é determinada pela posição onde a bola vier a ficar.
  4. Jogar Fora de Vez
  5. Se um competidor joga fora de vez, não há lugar a penalidade e a bola é jogada conforme está. Se, contudo, a Comissão Técnica concluir que os competidores combinaram jogar fora de vez com o fim de dar vantagem a um deles, são desclassificados. (Executar uma pancada estando outra bola, jogada no «green», em movimento - ver Regra 16-1f) (No caso de ordem de jogo incorrecta em partidas a três jogadores (threesomes) ou quatro jogadores (foursomes) por pancadas - ver a Regra 29-3.)
10-3. Bola Provisória ou Outra Bola do Ponto de Partida

Um jogador só pode jogar uma bola provisória ou uma outra bola do ponto de partida, depois do seu adversário ou concorrente jogar a sua primeira pancada. Se um jogador jogar uma bola provisória ou uma outra bola fora de vez, aplicam-se as Regras 10-1c ou - 2c.

Livro de Regras