Regras

Regra 16. O «Green»

Definições

Todos os termos referentes a definições são representados em Itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção - Definições

16-1. Geral
  1. Tocar na Linha de «putt» Não é permitido tocar na linha de «putt», excepto:
    1. o jogador pode retirar impedimentos soltos, desde que não exerça pressão sobre qualquer coisa;
    2. o jogador pode colocar o taco ao chão em frente da bola ao preparar a pancada, desde que não exerça pressão sobre qualquer coisa;
    3. ao medir - Regra 18-6;
    4. ao levantar ou ao recolocar a bola - Regra 16-1b;
    5. ao pressionar um marcador da bola;
    6. ao reparar as marcas de impacto de bolas ou de posições anteriores do buraco - Regra 16-1c; e
    7. ao remover obstruções móveis - Regra 24-1. (Indicar a linha de "putt» no «green» - ver a Regra 8-2b).
  2. Levantar e Limpar a Bola Uma bola que está no «green» pode ser levantada e, querendo-se, limpa. A posição da bola tem de ser marcada antes de ser levantada e a bola tem de ser recolocada (ver Regra 20-1).
  3. Reparar Marcas de Buracos, de Bolas e Outros Estragos O jogador pode reparar as marcas de posições anteriores do buraco ou estragos no «green» causados pelo impacto de bolas, quer a bola do jogador esteja ou não no «green». Se uma bola ou marcador de bola se deslocar em consequência dessa reparação, a bola ou o marcador têm que ser recolocados. Não há nenhuma penalidade desde que a deslocação da bola ou do marcador de bola seja directamente atribuível ao acto específico de reparar a marca da posição anterior do buraco ou do estrago no «green» causado pelo impacto de bolas. Caso contrário aplica-se a Regra 18. Qualquer outro estrago no «green» não pode ser reparado se isso puder auxiliar o jogador no jogo subsequente do buraco.
  4. Experimentar a superfície Durante a volta convencional, um jogador não pode experimentar a superfície de qualquer green rolando uma bola, raspando ou alisando a referida superfície. Excepção: Entre o jogo de dois buracos, um jogador pode testar a superfície de qualquer green de prática ou do green do buraco que acabou de ser jogado, a não ser que a Comissão Técnica tenha proibido tal acção. (ver Nota 2 à Regra 7-2).
  5. Pés Sobre ou Um de Cada Lado da Linha de «putt» O jogador não pode executar uma pancada no «green» tomando posição com um pé de cada lado da linha de "putt» ou com qualquer pé a tocar nessa linha ou no seu prolongamento para trás da bola. Excepção: Não há penalidade se a posição tiver sido tomada inadvertidamente com um pé de cada lado da linha de "putt» ou com qualquer pé a tocar nessa linha (ou no seu prolongamento para trás da bola) ou for assim tomada para evitar tomar posição em cima da linha de "putt» ou da linha de "putt» prevista de outro jogador
  6. Executar Pancada Estando Outra Bola em Movimento O jogador não pode executar uma pancada enquanto outra bola, jogada no «green», está em movimento, a não ser que o jogador o faça quando é a sua vez de jogar, caso em que não há lugar a penalidade. (levantar uma bola que favorece ou interfere com uma jogada enquanto outra bola está em movimento - ver Regra 22).
  7. PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA 16-1:
    • Jogo por buracos - Perda do buraco;
    • Jogo por pancadas - Duas pancadas;
    • (Posição do «caddie» ou parceiro - ver Regra 14-2.)
      («Green» errado - ver Regra 25-3.)

16-2. Bola na Borda do Buraco

Quando uma parte da bola ultrapassa a borda do buraco, o jogador tem direito ao tempo suficiente para se dirigir ao buraco, sem demora injustificada, e mais dez segundos para verificar se a bola está parada. Se entretanto, a bola não tiver caído no buraco, considera-se que está parada. Se, posteriormente, a bola cair no buraco, considera-se que o jogador meteu a bola no buraco com a sua última pancada e tem de acrescentar uma pancada de penalidade ao resultado obtido no buraco; caso contrário, não há penalidade à luz desta Regra. (Demora injustificada - ver a Regra 6-7.)

Livro de Regras