Regras

COMO USAR O LIVRO DAS REGRAS

É compreensível que nem todos os que têm o Livro de Regras o leiam do princípio ao fim. A maior parte dos jogadores apenas consulta o livro quando é preciso resolver uma questão de Regras no campo. Contudo, para assegurar uma compreensão básica das Regras de forma a jogar golfe de maneira correcta, recomenda-se que todos leiam o Capítulo Guia Rápido das Regras de Golfe e a Secção de Etiqueta, conforme constam desta publicação.
Tendo em vista a correcta resposta a uma situação de Regras surgido no campo, o uso do Índice do Livro deve ajudar a identificar a Regra aplicável. Por exemplo, se o jogador, ao levantar a bola no “green”, move acidentalmente o marcador da sua bola, identifique as palavras-chave da situação, tais como “marcador da bola”, “levantar a bola” ou “green” e procure estes títulos no Índice. A Regra aplicável (Regra 20-1) pode ser encontrada nos títulos “marcador da bola” e “levantar a bola” e a leitura desta Regra confirmará a resposta correcta.
Para além da identificação das palavras-chave e do uso do Índice do Livro de Regras, o que a seguir se refere é uma ajuda importante para um correcto e eficiente uso do Livro de Regras.

Entender as Palavras

O Livro das Regras está escrito numa linguagem muito precisa e de um modo muito ponderado. Ao consultar o livro deveremos ter isso bem presente e compreender as seguintes diferenças entre as palavras que são usadas:

  • “pode”, (por exemplo: o jogador pode cancelar pancada) significa que tal acção é opcional
  • “deverá” (por exemplo: o marcador deverá conferir o resultado) significa uma acção que é recomendada mas não mandatória.
  • “tem de” (por exemplo: os tacos do jogador têm que ser conformes) significa uma obrigação ligada a uma penalidade quando não cumprida.
  • “uma bola” (por exemplo: deixar cair uma bola) significa que o jogador pode substituir a bola por outra (Regras 26, 27 e 28).
  • “a bola” (por exemplo: o jogador tem de levantar a bola e deixá-la cair) significa que não pode substituir aquela bola por outra (Regra 24-2 e 25-1).
Conhecer as Definições

Na redacção das regras de jogo utilizam-se mais de cinquenta termos por exemplo: condições anormais do terreno, percurso, “green”, etc. que constituem os fundamentos à volta dos quais as Regras de Golfe são escritas. O bom conhecimento dos termos definidos e conceitos usados (sempre em itálico ao longo do livro) é de importância fundamental para uma correcta aplicação das Regras.

Os Factos da Situação

Para responder a qualquer questão sobre as Regras tem de primeiro interpretar correctamente os factos em causa. Para tal deve identificar:

  • Que modalidade se está a jogar (por buracos, por pancadas, singulares, a quatro jogadores, a quatro bolas?).
  • Quem está envolvido (o jogador, o parceiro, o “caddie”, um agente externo?)
  • Aonde ocorre a situação (no ponto de partida, num obstáculo de areia, num obstáculo de água, no “green”?)
  • O que e que aconteceu
  • Quando ocorreu (o jogador já entregou o cartão, a competição está encerrada?).
Usar o livro

Tal como a cima foi dito, o índice do livro e a Regra aplicável devem fornecer a resposta na maior parte das questões que podem surgir no campo. No caso de dúvida, jogue o campo tal como o encontra e a bola tal como está. De regresso à «Clubhouse», refira os factos à Comissão Técnica provavelmente as “Decisons on the Rules of Golf” ajudarão a resolver qualquer questão que não esteja muito clara no Livro de Regras

Livro de Regras