Regras

Regra 18.Bola em Repouso Deslocada

Definições

Todos os termos referentes a definições são representados em Itálico e estão listados por ordem alfabética na Secção – Definições (ver pág. 35 a 52).

18-1. Por Agente Externo

Se uma bola em repouso é deslocada por um agente externo, não há penalidade e a bola tem de ser recolocada.

  • Nota: É uma questão de facto determinar se a bola foi deslocada por um agente externo. Para que esta Regra seja aplicada tem de ser conhecido ou praticamente certo que um agente externo tenha deslocado a bola. Na ausência desse conhecimento ou certeza o jogar tem de jogar a bola tal como ficou ou, se estiver perdida, proceder em conformidade com a Regra 27-1. (Bola do jogador em repouso, deslocada por outra bola - ver a Regra 18-5)

 

18-2. Por Jogador, Parceiro, «Caddie» ou Equipamento
  1. Geral Quando a bola de um jogador está em jogo, se:
    1. o jogador, o seu parceiro ou qualquer dos seus «caddies» a levantar, deslocar, tocar propositadamente (excepto com um taco ao preparar a pancada) ou provocar que ela se desloque, salvo se isso for permitido por uma Regra, ou
    2. o equipamento do jogador ou do seu parceiro provocarem o deslocação da bola, o jogador incorre na penalidade de uma pancada. Se a bola se deslocou tem de ser recolocada, a menos que o movimento da bola ocorra depois de o jogador ter começado a pancada ou o movimento do taco para trás para executar a pancada e a pancada seja executada. De acordo com as Regras, não há penalidade, se um jogador provoca acidentalmente a deslocação da sua bola, nas seguintes circunstâncias:
      • Ao procurar uma bola num obstáculo coberta por impedimentos soltos ou areia, uma bola em zona de condições anormais de terreno ou uma bola que se pensa que esteja na água num obstáculo de água - Regra 12-1.
      • Ao reparar marcas de posições anteriores do buraco ou marcas de impactos de bolas - Regra 16-1c.
      • Ao medir – Regra 18-6
      • Ao levantar uma bola de acordo com uma Regra – Regra 20-1
      • Ao colocar ou recolocar uma bola à luz de uma Regra - Regra 20-3a.
      • Ao remover impedimentos soltos no «green» - Regra 23-1
      • Ao retirar uma obstrução móvel - Regra 24-1.
  2. Bola Deslocada Depois da Preparação da Pancada Se a bola em jogo de um jogador se deslocar depois de ele preparar a pancada (não sendo em consequência de uma pancada) considera-se que o jogador deslocou a bola e incorre na penalidade de uma pancada. A bola tem de ser recolocada, excepto se a deslocação da bola ocorre depois de o jogador ter iniciado a pancada ou o movimento do taco para trás para executar a pancada e a pancada seja executada.
18-3. Por Adversário, «Caddie» ou Equipamento, em Jogo por Buracos
  1. Ao Procurar Uma Bola Se, ao procurar a bola de um jogador, um adversário, o seu «caddie» ou o seu equipamento deslocarem a bola, tocarem na bola ou provocarem que se desloque, não há penalidade. Se a bola se deslocou tem de ser recolocada.
  2. Sem Ser A Procurar Uma Bola Não sendo ao procurar uma bola, se um adversário, o seu «caddie» ou o seu equipamento deslocarem a bola, tocarem na bola propositadamente ou provocarem que se desloque, o adversário incorre na penalidade de uma pancada, a não ser que as Regras estabeleçam algo em contrário. Se a bola se deslocou tem de ser recolocada. (Jogar uma bola errada—ver a Regra I5-2) (Bola deslocada ao medir – ver Regra 18-6)
18-4. Por Concorrente, «Caddie», ou Equipamento, em Jogo por Pancadas

Se um concorrente, o seu «caddie» ou o seu equipamento deslocarem a bola do jogador, tocarem na bola ou provocarem que se desloque, não há penalidade. Se a bola se deslocou tem de ser recolocada. (Jogar uma bola errada - ver a Regra 15-3.)

18-5. Por Outra Bola

Se, uma bola em jogo que está parada, for deslocada por outra bola em movimento em consequência de uma pancada, tem de ser recolocada.

18-6. Bola Deslocada ao Medir

Se uma bola ou um marcador de bola é deslocado ao medir, quando se procede de acordo ou na determinação da aplicação de uma Regra, a bola ou o marcador de bola têm que ser recolocados. Não há penalidade desde que a deslocação da bola ou do marcador de bola seja directamente atribuível ao acto específico de medir. De outra forma, aplica-se o disposto nas Regras 18-2a, 18-3b ou 18-4.

*PENALIDADE POR INFRACÇÃO À REGRA:
  • Jogo por buracos - perda do buraco;
  • Jogo por pancadas - duas pancadas
  • *Se um jogador não recolocar a bola quando o deve fazer ou se, no âmbito da aplicação da Regra 18, der uma pancada numa bola de substituição quando tal substituição não seja permitida, incorre na penalidade geral por infracção à Regra 18, mas não tem mais nenhuma penalidade adicional por força desta Regra.
Nota 1: Se uma bola que deve ser recolocada à luz desta Regra não for encontrada imediatamente, pode ser substituída por outra. Nota 2: Se o local original de uma bola que tem de ser colocada ou recolocada tiver sido alterado, ver Regra 20-3b. Nota 3: Se for impossível determinar o local onde uma bola deve ser colocada, ver a Regra 20-3c.

 

Livro de Regras