Regras

ETIQUETA; COMPORTAMENTO NO CAMPO

Introdução

Esta secção propõe linhas de orientação na forma como o jogo de golfe deve ser jogado. Se forem seguidas, todos os jogadores tirarão o máximo prazer do jogo. O princípio mais importante é que a consideração pelos outros deve estar sempre presente em campo.

O Espírito do Jogo

Na grande maioria das ocasiões, o golfe é jogado sem a supervisão de um árbitro ou fiscal. O jogo baseia-se na integridade individual para mostrar respeito pelos outros e cumprir as Regras. Todos os jogadores devem comportar-se de modo disciplinado, demonstrar sempre cortesia e camaradagem, independentemente do lado competitivo. Este é o espírito do jogo do golfe

Segurança

Os jogadores devem assegurar-se de que ninguém está tão perto ou numa posição que possa ser atingido pelo taco, pela bola ou pedras, por areia, ramos ou algo semelhante enquanto executam uma pancada ou um "swing" de treino. Os jogadores não devem jogar até que os jogadores à sua frente estejam fora do seu alcance. Os jogadores devem sempre alertar o pessoal que trabalha no campo, que esteja perto ou à sua frente, de que está prestes a executar uma pancada que os pode pôr em perigo. Se um jogador joga uma bola numa direcção em que haja o perigo de atingir alguém, deve imediatamente lançar um aviso. A palavra tradicional de aviso em tal situação é "FORE".

Consideração Devida aos Outros Jogadores
Não Perturbar ou Distrair

Os jogadores devem sempre mostrar consideração pelos outros jogadores em campo e não devem perturbar o seu jogo ao mover-se, falar ou fazer barulho desnecessário. Os jogadores devem assegurar que qualquer aparelho electrónico levado para o campo não perturba os outros jogadores. No ponto de partida, nenhum jogador deve colocar a sua bola no "tee" até que seja a sua vez de jogar. Os jogadores não devem colocar-se perto ou directamente atrás da bola ou do buraco quando outro jogador está prestes a jogar.

No "Green"

No "green" nenhum jogador deve calcar, pisar, etc. a linha de "putt" de outro jogador ou, quando este está a executar uma pancada, deixar que a sua sombra interfira com a linha de "putt". Os jogadores devem permanecer no "green", ou junto deste, até que todos os jogadores do seu grupo terminem o buraco.

Resultados

Em jogo por pancadas, um jogador que actua como marcador, deve, se necessário, a caminho do ponto de partida seguinte, confirmar o resultado com o jogador correspondente e registá-lo.

Cadência do Jogo
Jogar Em Bom Ritmo e Mantê-lo

Os jogadores devem jogar com boa cadência. A Comissão Técnica pode estabelecer critérios de orientação de cadência de jogo que todos os jogadores devem seguir. É da responsabilidade de um grupo manter-se junto do grupo da frente. Se existir um buraco completamente livre e se estiverem a atrasar o grupo seguinte, devem convidar o grupo seguinte a passar, independentemente do número de jogadores deste grupo. Um grupo, mesmo que não tenha um buraco livre na sua frente, deve convidar o grupo de trás a passar se for evidente de que este está a jogar com uma cadência mais rápida.

Estar Pronto A Jogar

Os jogadores devem estar prontos a jogar assim que seja a sua vez. Quando estiverem a jogar no "green", ou junto deste, devem deixar os seus sacos, ou carros, numa posição que lhes permita abandonar o "green" sem demora e em direcção ao próximo ponto de partida. Quando terminam um buraco, os jogadores devem sair imediatamente do "green".

Bola Perdida

Se um jogador considera que a sua bola pode estar perdida fora de um obstáculo de água ou fora de limites, para ganhar tempo, deve jogar uma bola provisória. Os jogadores que procuram uma bola devem fazer sinal aos jogadores do grupo seguinte para passarem logo que se apercebam que a bola poderá não aparecer rapidamente. Não devem esperar que o prazo de cinco minutos termine para o fazerem. Tendo permitido a passagem ao grupo seguinte, não devem recomeçar a jogar até que esse grupo o tenha feito e esteja fora de alcance.

Prioridade no Campo

A menos que a Comissão Técnica estabeleça outro critério, a prioridade no campo é determinada pela cadência de jogo de cada grupo. Qualquer grupo que jogue uma volta completa tem o direito de passar outra que jogue só parte da volta. O termo "grupo" inclui um jogador solitário.

Cuidados Com o Campo
Obstáculos de Areia

Antes de sair de um obstáculo de areia, os jogadores devem alisar todas as irregularidades ou pegadas feitas por eles próprios, bem como quaisquer outras próximas. Se um ancinho estiver na proximidade do obstáculo deve ser utilizado.

Repor Pedaços de Relva; Reparar Marcas de Bolas e Estragos por Pregos dos Sapatos

Os jogadores devem repor cuidadosamente qualquer pedaço de relva que tenham levantado e reparar qualquer estrago feito no "green" pelo impacto de uma bola (Quer tenha sido, ou não, feita pelo próprio jogador). Depois de terminado o buraco por todos os jogadores do grupo, os estragos feitos no "green" pelos pregos dos sapatos devem ser reparados.

Prevenção de Estragos Desnecessários

Os jogadores devem evitar provocar estragos no campo ao levantarem pedaços de relva com "swings" de treino ou ao baterem com a cabeça dos tacos no solo, quer seja por fúria ou por qualquer outra razão Os jogadores devem assegurar-se que não é feito qualquer estrago no "green" ao pousarem os seus sacos ou a bandeira. Os jogadores e os seus "caddies" não devem colocar-se demasiado perto do buraco para não o estragarem e devem ter o máximo cuidado ao pegarem na bandeira e ao retirarem qualquer bola do buraco. A bola não deve ser retirada do buraco com a cabeça do taco. Os jogadores não se devem apoiar nos tacos quando estiverem no "green", especialmente ao retirarem a bola do buraco. A bandeira deve ser reposta com cuidado no seu lugar, antes de os jogadores saírem do "green". As regras locais sobre a movimentação de carros de golfe devem ser rigorosamente cumpridas.

Conclusão; Penalidades Pelas Infracções

Se os jogadores seguirem as orientações constantes desta secção, tornarão o jogo mais agradável para todos. Se um jogador desrespeitar constantemente estas orientações, durante a volta ou ao longo do tempo, é recomendável que a Comissão Técnica considere tomar as medidas disciplinares apropriadas contra o jogador ofensor. Estas medidas, podem por exemplo, incluir a proibição de jogar durante um período de tempo ou num determinado número de competições. Estas medidas consideram-se justificáveis visto que protegem os interesses da maioria dos jogadores que pretendem jogar de acordo com estas orientações. No caso de infracção grave de etiqueta ou de comportamento no campo, a Comissão Técnica pode desclassificar um jogador ao abrigo da Regra 33-7.

Livro de Regras