Notícias

Solverde Campeonato Nacional PGA – AMADOR “DANI” RODRIGUES DESLUMBRA LEONOR BESSA FORTE NO VIDAGO PALACE

No deslumbrante e muito cuidado Vidago Palace Golf Course que no passado já foi um duro teste para os craques do European Seniores Tour e para as seleções da Europa e da Ásia no Bonallack Trophy e no Patsy Hankins Trophy, Daniel da Costa Rodrigues maravilhou com uma volta de 65 pancadas, 7 abaixo do Par.

Num dia de sol, calor e pouco vento, houve 13 resultados masculinos e dois femininos abaixo do Par e se o cartão de -7 de “Dani” impressiona, é igualmente de elogiar as 68 pancadas, 4 abaixo do Par, de Leonor Bessa, que colocou-a na cabeça da classificação feminina.

Estes dois resultados são ainda mais relevantes se acrescentarmos que os dois líderes no final a primeira volta foram integrados em grupos de grande valia, elevando a competitividade.

Com efeito, Daniel da Costa Rodrigues, o atual campeão nacional amador, jogou os 18 buracos ao lado de Tomás Santos Silva, o bicampeão nacional de profissionais (que igualou o Par 72 do campo para figurar em 14.º empatado), e ainda de Ricardo Santos, o melhor português no ranking mundial e membro do European Tour em 2020.

E Ricardo Santos mostrou porque optou por não jogar esta semana o torneio austríaco do European Tour onde estão Pedro Figueiredo e Ricardo Melo Gouveia – pretende mesmo somar um terceiro título de campeão nacional (2011 e 2016).

O antigo campeão do Madeira Islands Open do European Tour está bem lançado no 3.º lugar, com uma volta inaugural positiva de 67 pancadas, 5 abaixo do Par.

À sua frente está o surpreendente 2.º classificado, Francisco Oliveira, um antigo craque do circuito universitário norte-americano, que está a sentir dificuldades na transição para o profissionalismo, mas que hoje deu provas de ter muito golfe dentro dele. O algarvio chegou a andar com 7 abaixo do Par, sofreu 2 bogeys comprometedores nos buracos finais mas 1 birdie bem arrancado no 18 levou-o à 2.ª posição com uma das suas melhores voltas de sempre, de 66 pancadas, 6 abaixo do Par.

Quanto a Leonor Bessa, a campeã nacional de 2018, que não jogou a prova em 2019, esteve todo o dia taco-a-taco com Susana Ribeiro, a atual titular e quatro vezes vencedora da prova (2015, 2016, 2017 e 2019). Nos primeiros nove buracos andaram equilibradas, mas Leonor Bessa disparou nos segundos nove. Mesmo assim, Susana Ribeiro teve uma boa volta de 71 pancadas, 1 abaixo do Par, estando bem metida na luta pelo título.

O 3.º lugar é da brasileira radicada em Portugal, Clara Teixeira, com 78 (+6).

O Solverde Campeonato Nacional PGA prossegue amanhã (quinta-feira), a partir das 8h30 da manhã.

E aos 36 jogadores que já hoje iniciaram os dois troféus principais, juntam-se-lhes nos dois últimos dias os 5 participantes do Campeonato Nacional de Seniores, que lutarão pelo título conquistado há um ano por Joaquim Sequeira.

A organizado do Solverde Campeonato Nacional PGA está a cargo da PGA de Portugal, em colaboração com a Greatgolf, sendo a prova sancionada pela FPG. Pelo segundo ano consecutivo o torneio conta para o ranking mundial amador e pela primeira vez há resultados em direto.

O “livescoring” está, buraco a buraco, na aplicação Golf Genius. Após o “download”, dever-se-á aceder às informações do torneio, usando como ID: CAMPEONATONACIONALPGA.

As declarações dos protagonistas de cada dia podem ser encontradas nas redes sociais Facebook e Instagram.

 

Gabinete de Imprensa da PGA de Portugal

Vidago, 15 de julho de 2020

Fotografia © Rui Frazão / PGA de Portugal

 

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico – convertido pelo Lince.