Notícias

Jacques Léglise Trophy – “Dani” convocado pelo segundo ano seguido

“Dani” é um dos quatro repetentes do conjunto continental em relação a 2018, a par do espanhol David Puig, do sueco Adam Wallin e do suíço Loic Ettlin. Os restantes elementos são os franceses Charles Larcelet e Tom Vaillant, o espanhol Alvaro Mueller-Baumgart, o italiano Matteo Cristoni e o norueguês Bard Skogen. O capitão de equipa é o francês Joachim Fourquet.
Daniel Rodrigues mereceu novamente a confiança da EGA (Associação Europeia de Golfe) – à qual cabe a constituição da equipa continental – pela excelente época que o campeão nacional amador português vem protagonizando, com destaque para a vitória no Internacional de Portugal e para a chegada aos oitavos de final – também pelo segundo ano seguido – do Boys Amateur Championship, um dos ‘majors’ mundiais de Sub18. Exibições que lhe permitiram subir no ranking mundial amador, entrando no top-100 e sendo atualmente o 78.º na tabela.
“Dani” é o quarto português a jogar o Troféu Jacques Léglise e, agora, apenas o segundo com múltiplas participações, depois de Pedro Figueiredo, por três vezes – 2006 (Marianzke Lazne, República Checa), 2007 (Notta Golf Club, Inglaterra) e 2009 (Ganton GC, Inglaterra). Gonçalo Pinto, em 2011 (Neguri GC, Espanha), e Pedro Lencart (Ballybunion GC, Irlanda), em 2017, foram os outros convocados lusos.
Outro português com o seu nome inscrito no evento é Miguel Franco de Sousa, presidente da Federação Portuguesa de Golfe, capitão do conjunto Continental três anos seguidos, entre 2013 e 2015.
O Troféu Jacques Léglise desenrola-se em duas jornadas em jogos de pares em ‘foursomes’ (pancadas alternadas) de manhã e oito de singulares à tarde, no primeiro dia; e mais quatro foursomes e nove singulares, no segundo. Cada vitória vale um ponto e o empate 0,5 pontos. Estão em jogo 25 pontos, vencendo a equipa que ultrapassar os 12,5.
Se a equipa da Europa Continental é escolhida pela EGA (Associação Europeia de Golfe), a da Grã-Bretanha-Irlanda é-o pelo R&A (Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews).
Depois das vitórias da Europa Continental em 2016 (Princes GC, Inglaterra) e 2017 (Ballybunion GC, Irlanda), em 2018 (Kitäjä GC, Finlândia) saiu vencedora a Grã-Bretanha-Irlanda, que se encontra assim na posse do troféu.

Gabinete de Imprensa da FPG

Lisboa, 21 de agosto de 2019