Notícias

Campeonato Nacional Drive School & Drive Prof- Centro conquista troféu Inter-Regiões na grande festa do golfe escolar

Capitaneada por Jacinto Pinto, a equipa do Centro totalizou 214 pontos, vencendo com uma vantagem recordista de 13 pontos sobre o Norte, que perfez 201. O Sul, a defender o título conquistado o ano passado, foi desta vez terceiro, com 193. Tejo, Madeira (campeã na primeira edição, em 2017) e Açores ficaram na segunda metade da tabela.

Um total de 48 alunos, 24 professores e seis capitães (um por cada região) participou neste Campeonato, aqueles que se apuraram superando as fases escolar, municipal e regional. Cada região levou oito jogadores para a etapa nacional, quatro do 4.º ano e outros tanto do 3.º ano, mais quatro professores cada.

Os capitães foram os seguintes: Sérgio Couto e Ouroso (Norte), Jacinto Pinto (Centro), Pedro Ascenso (Tejo), Carlos Gomes (Sul), Rui Índio (Açores), Edgar Rodrigues (Madeira).

E foi o somatório dos pontos angariados por alunos e professores que ditou a classificação final do troféu Inter-Regiões, com a seguinte fórmula: foram contabilizados os seis melhores resultados stableford net dos alunos e os dois melhores resultados stableford net dos professores de cada região.

Para além da classificação coletiva, houve torneios individuais para alunos e professores, com prémios para os três primeiros gross e para os três primeiros net, tanto para os do 3.º ano como para os do 4.º e ainda para os professores.

Ou seja, houve medalhas para os três primeiros classificados em cada categoria e não era possível repetirem-se prémios, tendo-se valorizado a classificação gross. Por isso, os três primeiros lugares gross eram atribuídos em primeiro lugar e só depois se procedia à entrega dos prémios net.

Também foram atribuídos prémios aos melhores nas provas de skills, para as bolas mais perto do buraco e para a bola mais comprida.

Na entrega de prémios, dirigida por David Moura, Gestor do Projeto Desenvolvimento Juvenil de Golfe, estiveram presentes o presidente da FPG, Miguel Franco de Sousa, e o diretor técnico nacional, João Coutinho.

Os jovens e os professores puderam igualmente confraternizar e aprender com os melhores amadores e profissionais do país, os quais, não por acaso, se encontravam também no Montado, para a VII Taça Manuel Agrellos, o match ao estilo da Ryder Cup entre as seleções da FPG e da PGA de Portugal.

Ao longo da época de 2018/2019, o Projeto de Desenvolvimento Juvenil (PDJ) da FPG envolveu um total de 13.000 alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do ensino básico, 260 escolas primárias de todo o país (continente e ilhas) e cerca de 150 professores.

Classificação geral:

1º Centro – 214 Pontos Net
2º Norte – 201 Pontos Net
3º Sul – 193 Pontos Net
4º Madeira – 168 Pontos Net
5º Açores – 146 Pontos Net
6º Tejo – 142 Pontos Net

 

Gabinete de Imprensa da FPG

Lisboa, 3 de Julho de 2019