Notícias

Campeonato Nacional de Jovens – Vento sopra e concorrência aperta na Estela e em Miramar

Entre os 133 jogadores presentes no Campeonato Nacional de Jovens, que este ano recuperou o antigo formato de se jogar numa única prova, ao contrário das últimas duas edições, em que se disputava uma corrida integrada no Drive Tour, composta por vários torneios e uma Grande Final Nacional, Diogo Mealha, do Oporto Golf Club, foi o único a jogar abaixo do Par do Estela Golf Club, ao concluir a segunda ronda com 70 pancadas, totalizando 147 (+3).

Enquanto Diogo Mealha assinou três ‘birdies’ e um ‘bogey’ para manter a liderança dos sub-18, Miguel Rolo (Quinta do Peru) entregou um segundo cartão com 77 shots para ascender à segunda posição, com um agregado de 157 (+13), e manter uma vantagem de duas pancadas sobre Pedro Afonso de Correia Mendes (Paredes).

Ao contrário de Mealha, Leonor Medeiros (Quinta do Peru) não conseguiu preservar a solo o comando na prova feminina de sub-18 e, ao somar 156 pancadas (79+77), vai partir para a jornada de todas as decisões empatadas com Ivete Rodrigues, do Verdegolf, que hoje registou 75 pancadas, graças a três birdies, um duplo bogey e dois bogeys. Rita Costa Marques (Oporto GC), apesar de ter melhorado em cinco shots a exibição de hoje, mantém-se no terceiro lugar.

Nos sub-16, Pedro Afonso Freitas conseguiu segurar a liderança, graças a um desempenho consistente (78+78) nas primeiras duas rondas, mas mantém o colega do Oporto Golf Club, Alberto Costa Marques, à espreita com apenas mais um shot (79+78). João Miguel Pereira (Quinta do Peru) foi o autor da melhor volta do dia neste escalão, com 77 pancadas, e subiu à terceira posição, com um agregado de 161 (+17).

Na prova feminina, a vice-campeã de sub-16, Sofia Barroso Sá (Associação Quinta do Lago), não viveu uma jornada fácil e, depois de uma ronda inaugural com 75 shots, entregou um cartão com 82 pancadas, para um total de 157 (+13), vendo assim comprometidas as suas aspirações de conquistar o título de campeã, já que Ana da Costa Rodrigues (Miramar) está a apenas duas pancadas, com 159 (84+75). Constança Mendonça (Orizonte) figura no terceiro posto com 178 pancadas (86+85).

Entre os sub-14, Afonso Moreira (Oporto GC) destronou Diogo Silva Pinto Rocha, com um total de 170 pancadas (87+83), para liderar à partida para a última volta com uma vantagem de dois shots diante João Crasi Alves (90+82), e quatro ante Henrique São Marcos dos Reis (89+85) (Santo da Serra).

Já na competição feminina, Inês Belchior (Quinta do Peru) foi capaz de manter-se à frente, com 177 pancadas (87+90), mas perdeu a vantagem confortável para a segunda classificada, Francisca Rocha, do Oporto GC (92+88), e para a terceira colocada, Aline Marques (Cantanhede), que totaliza 196 shots (95+101).

Num torneio em que não há nenhum campeão a defender o título, o escalão de sub-12, que será disputado em duas voltas de 18 buracos, só teve início hoje em Miramar e, numa prova mista, o jogador da casa Bernardo Ferreira da Costa foi quem mais brilhou, ao completar a jornada com 72 pancadas (+2). João Maria de Carvalho (Associação Quinta do Lago) totalizou 79 (+9) e figura no segundo lugar, enquanto Luís António Silva (CG Miramar) fez 80 (+10) e está em terceiro, numa classificação em que as duas únicas raparigas, Irene Lian e Maria Francisco Salgado, surgem no sétimo e nono posto, respetivamente.

A competição reservada aos mais pequeninos golfistas, no escalão de sub-10, por sua vez, está a ser disputada em stableford gross e o primeiro líder dá pelo nome de Brooks Barker (Vilamoura CG), que conquistou hoje 20 pontos, mas, em caso de vitória amanhã, não poderá ser consagrado campeão nacional, uma vez que não é português. Martim Pinto Johansen, também do Vilamoura CG, segue na segunda posição com 19 pontos e Francisco Reis completa o pódio com 18 pontos.

Margarida Alves, que está a jogar em casa, partilha a frente do torneio feminino de sub-10 com a também anfitriã Camila Pazos, ambas com sete pontos. Francisca Ferreira da Costa, do Citynorte, fecha o trio da frente com 1 ponto.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 29 de agosto de 2020

Fotografia © Octávio Passos / Golftattoo / Federação Portuguesa de Golfe