Notícias

Campeonato Nacional de Jovens – Mais de 130 jogadores a competir na Estela e Miramar

Por uma medida de precaução, o Campeonato Nacional de Jovens decide-se entre hoje e domingo no Estela Golf Club, onde competem os três escalões mais altos, que pontuam para o ranking mundial. Em Miramar, vão jogar os golfistas mais jovens duas voltas de 9 buracos cada.

Num dia de vento um pouco por todo o país, os resultados dos jovens jogadores foram um pouco inflacionados, tendo Sofia Sá, da Associação da Quinta do Lago, no escalão de sub-16, e Diogo Silva Pinto Rocha (Miramar), na categoria de sub-14, protagonizado o melhor desempenho da primeira jornada, ambos com 75 pancadas, três acima do Par do campo.

Num torneio em que não há nenhum campeão a defender o título, Sofia Sá, vice-campeã em 2019, lidera a competição de sub-16 de raparigas com nove pancadas de vantagem sobre Ana da Costa Rodrigues, também de Miramar, e com 11 diante Constança Mendonça (Orizonte).

Diogo Silva Pinto Rocha, por sua vez, não detém uma liderança tão confortável nos sub-14 como a colega de clube, mas mantém António Mendes (JuveGolfe) a quatro shots de distância no segundo lugar, logo seguido de Tiago Abrantes (Associação Quinta do Lago) na terceira posição, com 78 pancadas.

Na prova masculina de sub-16, Pedro Afonso Freitas (Oporto GC) não esteve tão eficaz como Sofia Sá, mas, ainda assim, entregou um primeiro cartão com 78 pancadas (+6) para comandar com um shot de vantagem sobre o colega de clube, Alberto Costa Marques, e Alexander Amey (Vilamoura CG).

Já Inês Belchior, da Quinta do Peru, é a primeira líder da prova feminina de sub-14, ao concluir a jornada inaugural com 87 pancadas (+15). Francisca Rocha (Oporto GC), com 92 shots, e Aline Marques (Cantanhede), com 95, estão na segunda e terceira posição, respetivamente.

No escalão de sub-18, que este ano não conta com a participação de Daniel Rodrigues, campeão em título, e Pedro Silva, vice-campeão, por terem ingressado ambos este verão em universidades norte-americanas, Diogo Mealha assumiu o principal protagonismo.

O jogador do Oporto GC encerrou a primeira ronda no Estela Golf Club com 77 pancadas (+5) para alcançar a vantagem mínima diante Miguel Krowicki (Vilamoura CG) e relegar Miguel Rolo para o terceiro lugar, com 79 shots (+8).

Na prova de raparigas de sub-18, Leonor Medeiros, campeã de sub-16 há um ano, vai partir para a segunda volta na frente, depois de fechar o primeiro dia com 79 pancadas (+7) e deixar Ivete Rodrigues (Verdegolf) na segunda posição, com 81 (+9), e Rita Costa Marques (Oporto GC) no terceiro lugar do pódio com 83 (+11).

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 29 de agosto de 2020

Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe