Notícias

34.ª TAÇA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE GOLFE – BPI – Confirmações e surpresas no arranque do ‘match play’

Em “Homens”, se houve confirmações por parte dos atletas que maior favoritismo reúnem para ganhar, como o demonstra o facto de os semi-finalistas de 2019 – Vasco Alves (Oporto), Ricardo Garcia (Ilha Terceira), Pedro Lencart (Miramar) e João Pinto Basto (Quinta do Peru – terem seguido em frente para os quartos-de-final, também houve surpresas.

Em duas partidas de alta tensão, Miguel Cardoso (Paredes) deixou pelo caminho dois ex-vencedores da Taça: primeiro, João Girão (vencedor 2015), do Oporto, por 1up; e depois, Hugo Teixeira (2018), do Montado, no 19.º buraco, o primeiro do ‘play-off’.

Como se não bastasse, na terça-feira de manhã, Miguel Cardoso irá defrontar o detentor do título, Vasco Alves (Oporto), que venceu de forma categórica os encontros disputados nesta segunda-feira, frente a Óscar Amado de Carvalho (Vilamoura), por 4/2, e a Guilherme Oliva (Montado), por 6/5.

João Teixeira e Costa (Quinta do Peru) bateu na primeira eliminatória, no buraco 18, por 1 up, o “internacional” Pedro Clare Neves (Miramar), que havia sido 2.º classificado na fase de ‘stroke play’. Na segunda ronda, porém, cedeu diante de Francisco Silva (Montado). Este terá como adversário, nos “quartos”, Pedro Freitas (Oporto), por sua vez “carrasco”, nos “oitavos”, do vice-campeão nacional amador Lucas Lopes Azinheiro (Vilamoura).

Outra presença surpreendente nos quartos-de-final é a do jovem espanhol Kostka Horno (Quinta do Lago), de 14 anos, que derrotou o campeão nacional sub-14 Konstantin Mikirtumov (Estoril) e Gonçalo Mata (Oporto). Cabe-lhe agora defrontar na próxima eliminatória Ricardo Garcia, campeão nacional sub-18 em 2018 e finalista vencido da última edição da Taça, em Troia.

Ricardo Garcia eliminou dois jogadores de Miramar – João Maria Pontes, por 3/2, e João Iglésias, que lhe deu excelente réplica, cedendo apenas no 18, por 1 down.

Em busca de um troféu que ainda não consta no seu brilhante palmarés, o campeão nacional amador Pedro Lencart, tal como Vasco Alves, chegou sem dificuldades de maior aos últimos oito do quadro de ‘match play’, com vitórias perante Ricardo Serpa (Vilamoura) e Afonso da Costa Rodrigues (Miramar).

Naquele que será no papel o ‘match’ mais empolgante dos quartos-de-final, medem forças Pedro Lencart e João Pinto Basto. Pinto Basto teve uma vitória épica, na primeira eliminatória, frente ao campeão nacional sub-16, Alberto Costa Marques (Oporto), num jogo decidido apenas no 23.º buraco, o quinto do desempate por ‘morte-súbita’; depois bateu Miguel Krowicki (Vilamoura), por 4/3.

Os encontros dos quartos-de-final, que começam terça-feira às 8h30, são os seguintes: Vasco Alves – Miguel Cardoso; Ricardo Garcia – Kostka Horno; Francisco Silva – Pedro Freitas; Pedro Lencart – João Pinto Basto. De tarde jogam-se as meias-finais.

Nos quartos-de-final da prova feminina, a vice-campeã nacional Leonor Medeiros bateu a campeã nacional sub-18, Ivete Rodrigues (Verdegolf), por 4/2.

Inês Santos derrotou Constança Mendonça (Orizonte), por 5/4.

A campeã nacional Sofia Sá levou a melhor sobre Teresa Alves (Oporto), por 7/6;

E, finalmente, na quarta partida do dia, a vice-campeã nacional sub-16, Ana da Costa Rodrigues, impôs-se à madeirense Amelie Abreu (Santo da Serra), por 3/2.

As meias-finais realizam-se terça-feira, a partir das 9h02, com seguintes encontros: Leonor Medeiros vs. Inês Santos; Sofia Sá vs. Ana da Costa Rodrigues.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 5 de outubro de 2020

Fotografia © Vasco Vilhena / GolfTattoo / Federação Portuguesa de Golfe