Notícias

3.º Torneio Circuito Cashback World – Pedro Lencart e Leonor Medeiros   brilharam no Oeste

Em homens, Lencart fez história ao bater o recorde do campo no sábado, com 65 pancadas, 7 abaixo do Par 72. Um resultado tanto mais notável, quanto foi obtido debaixo de difíceis condições climatéricas, com o vento a soprar forte. No domingo  acrescentou-lhe um 71 (-1) para somar 136 (-8) e deixar o segundo classificado, Afonso Girão (147, 73-74), a 11 ‘shots’ de distância.

“Foi uma prova muito positiva, senti-me sólido em todas as áreas do jogo. Também neste campo é a única maneira de fazer um bom score, é estar bem em todas as áreas do jogo, porque o campo é exigente desde o tee ao green e os greens não são fáceis, sem esquecer o fator-vento”, disse.

Foi o terceiro triunfo do campeão nacional de 2016 e 2018 em provas pontuáveis para o Circuito Cashback, a juntar ao 1.º Torneio, em fevereiro, no Montado, e à Taça R. S. Yeatman, já em agosto, no seu ‘home club’ de Miramar.

É de assinalar que este foi também o seu terceiro título consecutivo, já que na quinta-feira havia vencido, também no seu ‘home club’, o Miramar Internacional Open U25.

A vitória em West Cliffs permitiu-lhe reforçar o primeiro lugar no Ranking Ouro Cashback World: amealhou 300 pontos e passou a totalizar 1.395, contra os 1.060 de Afonso Girão.

Na prova de homens que se desenrolou em West Cliffs, houve mais dois jogadores do Oporto, além de Afonso Girão, no top-5: Vasco Alves – detentor da Taça da Federação – foi 3.º, com 150 (76-74); e Pedro Freitas 4.º, com 152 (79-73). O inglês George Ounstead (Morgado) fechou o top-5, com 153 (79-74).

Em senhoras, com 11 participantes, também dominou quem venceu. A campeã nacional Leonor Medeiros, como Pedro Lencart, fez duas voltas abaixo do Par, melhorando inclusivamente de sábado para domingo (71-67), numa excelente volta de -5 que representou o seu resultado mais baixo de sempre em provas oficiais.

“Fazer duas voltas abaixo do Par no West Cliffs e uma das volta de -5 é fantástico, porque o campo é extremamente difícil. Estou muito contente, porque fiz 13 birdies em dois dias, 8 deles no domingo”, disse. “Bati muito bem na bola, só que ontem fiz 35 putts, o que é muito. A diferença foi que hoje consegui meter putts.”.

Leonor somou 138 (-6), seguindo-se na tabela Ana da Costa Rodrigues (CG Miramar), com 146 (74-72).

A vice-campeã nacional Sofia Barroso Sá (Quinta do Lago), vencedora do 1.º e 2.º Torneios do Circuito, bem como da prova feminina da Taça R.S, Yeatman, foi 3.ª em West Cliffs, com 151 (75-76), mas manteve o primeiro lugar no Ranking Ouro feminino.

Os vencedores Prata do 3.º Torneio foram Ana da Costa Rodrigues e Gonçalo Mota Carmo (Vale de Janelas).

É de referir ainda o hole-in-one de José Miguel Franco de Sousa (Quinta do Peru), de apenas 14 anos, na segunda volta, no Par 3 do buraco 16.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 24 de agosto de 2020

Fotografia © Filipe Guerra / GolfTattoo / Federação Portuguesa de Golfe

Fotografia com os premiados – Pedro Lencar (Ouro), Leonor Medeiros (Ouro), Ana da Costa Rodrigues (Prata) e Gonçalo Mota Carmo (Vale de Janelas)