Notícias

14º PORTUGAL MASTERS – RICARDO SANTOS E PEDRO FIGUEIREDO LIDERAM ARMADA DE NOVE PORTUGUESES

Por serem membros do European Tour em 2020, Ricardo Santos e Pedro Figueiredo já sabiam que iriam jogar o mais importante torneio português de golfe, este ano com um milhão de euros em prémios monetários.

Restava saber quem seriam os portugueses convidados e o European Tour anunciou-os hoje, após consulta à Federação Portuguesa de Golfe (FPG): Ricardo Melo Gouveia, Tomás Bessa, Miguel Gaspar, Tomás Silva, Vítor Lopes e Pedro Lencart.

João Coutinho, o diretor-técnico nacional da FPG, explicou que o processo passou por definir critérios e levá-los posteriormente a avaliação da Comissão de Campeonatos e Alto Rendimento da FPG e da PGA de Portugal. Após essas consultas, os critérios definitivos foram os seguintes: 1 – Jogadores do Challenge Tour (Entre Filipe Lima e Ricardo Melo Gouveia, o selecionado para o convite foi Ricardo Melo Gouveia visto que Filipe Lima conseguiu garantir o seu apuramento direto), 2 – O campeão nacional (Tomás Bessa), 3 – O vice-campeão nacional (como Ricardo Santos já estava apurado para o Portugal Masters, o convite foi endereçado ao 3.º classificado no Solverde Campeonato Nacional PGA, Miguel Gaspar), 4 – O n.º1 do Ranking da PGA de Portugal (como Pedro Figueiredo já estava garantido no Portugal Masters, o convite foi destinado ao n.º2 desta classificação, Tomás Silva).

Uma vez que Filipe Lima entrou diretamente no field do Portugal Masters, quem beneficiou foi Vítor Lopes que, por ser o n.º3 no Ranking da PGA de Portugal, passou a “titular” da armada portuguesa.

Por fim, regista-se a entrada de Pedro Lencart pois tem um convite para amadores e está inserido num programa federativo de preparação para o profissionalismo, que inclui o estatuto de esperança olímpica.

Nove portugueses é a terceira maior participação portuguesa no Portugal Masters, depois de 13 em 2017 e dez em 2019. Dos nove hoje anunciados, nenhum irá estrear-se no Portugal Masters, mas Tomás Bessa, Miguel Gaspar, Pedro Lencart e Vítor Lopes nunca passaram o cut na prova de Vilamoura. A melhor classificação nacional no torneio é partilhada por Filipe Lima e Ricardo Melo Gouveia que integraram o grupo dos 5.º classificados na edição de 2017, com 14 pancadas abaixo do Par.

 

Lisboa, 28 de agosto de 2020

Fotografia © João Lobato

Fotografia de Ricardo Santos no Portugal Masters